Dicas para sua viagem

Viajando com as crianças

Os cuidados em relação a crianças e adolescentes começam na retirada do passaporte, se a viagem for internacional. Todos com menos de 18 anos de idade precisam da autorização expressa dos pais ou dos representantes legais, com firma reconhecida em cartório, números das cédulas de identidade e as assinaturas para obter o documento. Caso não seja possível ter a autorização de um ou de ambos os pais ou do representante legal, essa medida poderá ser pedida ao Juiz da Infância e Adolescência, que enviará ofício à Polícia Federal. O pagamento da taxa do passaporte tem de ser feito com CPF do representante legal. Para receber o documento pronto, o menor terá de comparecer pessoalmente e acompanhado do responsável legal. Quem tem filhos entre zero até cinco anos, o prazo de validade do passaporte será determinado pela idade da criança. Se esta completou um ano de vida, terá prazo de doze meses; dois anos, 24 meses. Até chegar aos cinco anos, quando a validade se torna igual à do adulto.

Tanto a viagem nacional quanto a internacional precisa obedecer ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O artigo 83 estabelece que nenhuma criança poderá viajar para fora de onde reside desacompanhada dos pais ou do responsável legal sem expressa autorização judicial. No caso de viagem ao exterior, a autorização é dispensável se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou do responsável legal ou se viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

O artigo 85 estabelece que sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior. Para tirar qualquer dúvida, procure o Juizado de Menores mais próximo de você.

Reservas e Bilhetes

Alguns fatores podem alterar o preço dos bilhetes:

Na hora de fazer a reserva da passagem, não se esqueça de ter:

Hotéis e Locação de Veículos

Para solicitar uma reserva de hotel, são fundamentais as seguintes informações:

Dicas Úteis

Observar com atenção os horários de Check-in e Check-out. Observar as regras de cancelamento, a fim de evitar a cobrança de no-show. Para reservas internacionais, ter em mãos o número, nome do titular e validade do cartão de crédito para garantir a reserva.

Para solicitar a locação de veículo, informar:

Documentação

Antes de realizar sua reserva, verifique os seguintes itens da documentação:

Perda de Bilhetes

Em caso de perda do seu bilhete, vá até a agência que o emitiu e solicite a segunda via. Se estiver em viagem, é necessário procurar a companhia aérea.

Você assinará um termo de responsabilidade, comprometendo-se a ressarcir a empresa aérea caso o bilhete, extraviado ou perdido, venha a ser utilizado.

Bagagem

Seguem abaixo algumas informações sobre bagagem:

Extravio

No despacho de bagagens, a empresa aérea entrega ao passageiro o comprovante da bagagem embarcada, indicando os pontos de partida e destino, além do número da etiqueta de bagagem, quantidade e peso.

Em caso de bagagem extraviada ou danificada, reclame imediatamente ao representante da companhia aérea ou autoridade presente no local de retirada da bagagem (companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores).

Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, o passageiro deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo e telefone.

O passageiro que tiver a bagagem extraviada receberá da companhia aérea, na hora, o equivalente a R$ 305, de acordo com uma norma em elaboração na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Materiais Proibidos

Agentes venenosos, combustível líquido, explosivos, materiais corrosivos, inflamáveis, oxidantes, radioativos e materiais que possam colocar em risco a segurança dos passageiros e da aeronave são considerados perigosos para o transporte aéreo; portanto, são proibidos.

Aeroportos

Para não ter nenhum problema nos aeroportos, veja as dicas:

Fazendo as Malas

Coloque na mala:

(41) 3045-1776
comercial@happywayturismo.com.br

Todos os direitos reservados à Happy Way - 2016